FINANÇAS

Empresa que paga dividendos, como escolher?

Com o intuito de filtrar as melhores empresas da Bolsa de Valores brasileira, a B3, para criar uma carteira que paga dividendos, é importante levar em consideração alguns critérios que indicam a saúde financeira das companhias e sua capacidade de distribuir lucros aos acionistas.

Algumas das métricas que podem ser usadas para esse fim são (paga dividendos):

  1. Dividend Yield: é a relação entre o dividendo pago por ação e o preço da ação. O indicador mostra quanto uma empresa distribuiu em dividendos em relação ao seu preço de mercado. Empresas que apresentam um alto Dividend Yield podem ser boas opções para a criação de uma carteira de dividendos.
  2. Payout: é a proporção do lucro líquido que é distribuído aos acionistas na forma de dividendos. Empresas que mantêm um Payout alto geralmente distribuem uma parte significativa do seu lucro aos acionistas. O que pode ser uma boa indicação de que elas são boas pagadoras de dividendos.
  3. Lucro líquido: empresas que têm um histórico consistente de lucro líquido podem ser mais confiáveis para a distribuição de dividendos, pois têm uma base sólida para pagar aos acionistas.
  4. Dívida líquida/Ebitda: essa métrica mostra a relação entre a dívida líquida de uma empresa e seu Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização). Empresas com uma dívida líquida baixa em relação ao seu Ebitda podem ser mais seguras para a criação de uma carteira de dividendos, pois têm uma posição financeira mais saudável.
  5. Empresas que apresentam um histórico consistente de pagamento de dividendos podem ser consideradas boas pagadoras de dividendos.

Para concluir

Então ao aplicar esses critérios, é possível filtrar as melhores empresas da Bolsa brasileira para criar uma carteira de dividendos. Algumas das empresas que têm se destacado nesse sentido são Petrobras, Vale, Itaú Unibanco, Bradesco, Ambev, Telefônica Brasil, B3, Taesa e Multiplan, entre outras.

É importante ressaltar que o investidor deve criar uma carteira que paga dividendos com base em uma estratégia de investimento de longo prazo, levando em consideração seu perfil e objetivos. Por isso, é recomendável que o investidor busque a orientação de um profissional qualificado antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *