Super Mario Bros.: p novo filme da Nintendo
Nintendo está de volta às telas de cinema com seu novo filme Super Mario Bros., e desta vez, a empresa está mais envolvida no processo criativo.
O passado
Em 1993, a primeira adaptação de Mario para o cinema foi uma estranha mistura de ficção científica, que deixou confusos tanto os fãs quanto os espectadores casuais.
Agora, a Nintendo colaborou criativamente com o estúdio Illumination, responsável pelos populares filmes Despicable Me e Minions, durante toda a produção.
O filme Super Mario
O novo filme do Super Mario é uma aventura brilhante e agradável, repleta de inimigos familiares, cogumelos, blocos de itens e canos de warp.
Ao lado de algumas cenas de rolagem lateral que ecoam a ação clássica de plataforma de Mario.
O filme está repleto de efeitos sonoros e temas musicais retirados diretamente dos jogos, que seu compositor original, Koji Kondo, escolheu para o compositor do filme, Brian Tyler, implementar.
Com o aval da Nintendo o Super Mario
Por causa da Nintendo, os personagens agissem como os fãs esperam depois de anos jogando jogos do Super Mario: Mario é corajoso, Bowser é vilão e Peach é cuidadosa, mas também heroica.
Desde as primeiras discussões de Miyamoto com o CEO da Illumination, Chris Meledandri, que produziu o filme junto com Miyamoto.
Ele enfatizou a necessidade de ajustar os personagens para papéis mais dramáticos para se adequar ao meio do cinema.
Por isso Peach não poderia ser uma donzela em perigo, e o vilão Bowser teve que ser malevolente o suficiente para se encaixar na tela grande.
Então “Conversamos sobre a necessidade de separar os papéis desses personagens no jogo e no drama. Eu queria transmitir através do papel no drama o lado humano desses personagens”, disse Miyamoto.
E a Nintendo também aproveitou a oportunidade para expandir a história do universo Mario – algo que só poderia acontecer em um novo meio.
Roteiro inteligente
Por causa de Miyamoto queria que Mario fosse engraçado, então eles fizeram roteiros bilíngues O filme Super Mario Bros. apresenta muitas piadas entre as desenvolturas rápidas do enredo, uma mistura de humor físico e bons jogos visuais.
Ter humor no filme era crucial, e pessoalmente importante para Miyamoto, que já sonhava com uma carreira como artista de mangá antes de trabalhar em videogames.
“Eu mesmo em um momento queria ser um artista de mangá, então o humor é muito importante”, disse Miyamoto.
Algo que funcionasse
Antes de tudo, para garantir que o humor funcionasse, a Nintendo teve muita conversa com os cineastas enquanto o roteiro estava sendo escrito.
Isso significou escrever diálogos em inglês e japonês ao mesmo tempo em que a Nintendo e a Illumination discutiam como os personagens interagiriam.
Miyamoto não sabia se as piadas iriam funcionar com o público até ouvi-los reagir nas prévias da semana passada.
Pois “Foi a primeira vez que mostramos para uma audiência maior, e ouvir o riso onde esperávamos que a piada aterrissasse foi um grande alívio”, disse Miyamoto.
Poderá ter continuação
Contudo, ao contrário da incursão de Mario na ação ao vivo, a Nintendo parece satisfeita com o filme animado dos Super Mario Bros., e deixou bastante espaço no final do filme para mais aventuras. O que isso significa para futuros filmes?
“Há muito que não posso dizer, então quero me concentrar neste filme”, disse Miyamoto. “Adoraríamos continuar a trabalhar com a Illumination.”
Conclusão
Em suma a animação permite que a equipe de criação expanda o universo Mario de maneiras que nunca seriam possíveis em ação ao vivo, e os fãs já estão ansiosos por ver mais da franquia nos cinemas.
Com a Nintendo cada vez mais envolvida na produção de filmes, parece que podemos esperar mais adaptações de alta qualidade de nossos jogos favoritos no futuro.
Com isso o sucesso deste novo filme dos Super Mario Bros., podemos ter certeza de que a Nintendo continuará a ser uma força importante no mundo do cinema.